fbpx

Tipos de Painéis Solares Fotovoltaico

Já conhece todos os tipos de painéis solares fotovoltaicos? Quer economizar energia? Por que instalar painéis solares? Painéis solares térmicos ou fotovoltaicos são instalados na cobertura ou integrados ao edifício. Eles permitem que a radiação solar seja usada para gerar eletricidade ou recuperar calor. Veja mais informações, a seguir!

Tipos de Painéis Solares Fotovoltaicos

Mas afinal, o que é um painel solar fotovoltaico? Um painel solar fotovoltaico é um componente eletrônico que possibilita a produção de eletricidade por meio de sua exposição ao sol. Utilizado sozinho ou montado com outras células solares para formar um painel fotovoltaico, este componente destina-se à produção de eletricidade doméstica, industrial, agrícola e serve ainda para abastecimento da rede elétrica pública.

Confira agora os tipos de painéis solares fotovoltaicos.

A única coisa que te pedimos, é que você compartilhe este artigo nas suas redes sociais, e deixe um comentário no final do artigo, ok?

Células Solares de Película Fina

Pesquisadores se voltaram para tecnologias fotovoltaicas de película fina para aproveitar a energia solar. Mesmo que sejam comparativamente menos desenvolvidos, eles têm o potencial de maior desempenho a um custo menor.

O custo das matérias-primas tem um impacto significativo nos custos de produção das células solares. A falta de silício no início do projeto levou ao aumento dos custos do material para células solares à base de silício.

Essa escassez tem motivado investimentos em tecnologias alternativas de películas finas.

Célula Solar de Silicone Amorfo

A célula fotovoltaica de silício amorfo é composta por uma fina camada de silício, muito mais fina do que as monocristalinas ou policristalinas. É encontrada principalmente para alimentar dispositivos de baixa potência, como relógios solares, luzes de jardim ou calculadoras solares.

Esta célula solar tem muitas vantagens. Em primeiro lugar, é barato de fabricar. Também pode ser integrado em qualquer tipo de suporte, flexível ou rígido.

Outro ponto positivo é que ele captura os raios solares mesmo em dias nublados. Sua principal desvantagem é oferecer um baixo rendimento, em torno de 7% no máximo. Para ser lucrativo, a área de superfície do painel solar deve ser substancial. Da mesma forma, seu desempenho diminui com o tempo.

Célula Solar Bio Híbrida

Já desenvolvidas para a fabricação de painéis solares, essas células fotovoltaicas são feitas de materiais semicondutores sintéticos. Elas são conhecidas como células de corante ou células de polímero.

Essas células fotovoltaicas são feitas de finas camadas orgânicas que são depositadas em uma solução líquida colocada entre dois eletrodos. O baixo custo de fabricação e a não toxicidade dos materiais renováveis ​​utilizados tornam-no uma solução muito atrativa para o futuro.

Célula Solar de Cádmio

Este modelo de célula fotovoltaica também é feito de um material diferente do silício. Aqui, o telureto de cádmio é usado em uma única camada selada entre duas placas de vidro.

Este tipo de célula fotovoltaica utiliza uma tecnologia criada para desenvolver a eficiência dos painéis solares. A aposta é duplamente interessante, porque também permite reduzir custos.

Oferecendo um baixo coeficiente térmico, este tipo de célula é, no entanto, composto por produtos tóxicos, o que pode ser uma grande desvantagem.

Célula Fotovoltaica Concentrada

A eficiência desse tipo de célula é interessante, mas sua fabricação complexa torna a produção de uma célula fotovoltaica concentrada.

Tal como acontece com todos os outros modelos, a limpeza do painel solar  deve ser ideal para obter um rendimento constante e uma maior longevidade.

Dois tipos de tecnologias são usados ​​na produção de painéis solares: silício cristalino e silício amorfo.

Silício cristalino

Existem dois tipos de silício cristalino: policristalino e monocristalino. O rendimento obtido em um painel cristalino está entre 13 e 15%. Ou seja, 90% dos painéis solares fotovoltaicos são feitos com tecnologia de silício.

Policristalino

Também chamado de Poly-si ou polissilício, é feito de vários cristais de silício de tamanhos e formatos variados. Os cristais são orientados de forma diferente, como leques que apontam para fora.

É especialmente eficaz na captura de luz ambiente e é adequado em áreas com climas quentes. Seu rendimento médio é de 12%.

Monocristalino

São células formadas por cristais orientados em uma direção. É eficaz na captura de radiação direta. O painel solar monocristalino tem eficiência média de 15%.

Silício Amorfo

O silício amorfo é um conjunto de células que não sofreram cristalização, ao contrário do silício das células cristalizadas. Seus átomos são, portanto, desprovidos de qualquer organização real, o que lhe permite capturar a luz com mais facilidade.

Qual o tipo de painel solar fotovoltaico escolher?

Depois de ver os diferentes tipos de painéis, suas peculiaridades e respectivas características, podemos determinar melhor o tipo de painel solar adequado às suas necessidades.

A escolha do painel solar a instalar é baseada em vários critérios, a saber:

  • eficiência de produção;
  • as peculiaridades de sua instalação;
  • o orçamento alocado.

O que é certo é que os painéis solares podem reduzir significativamente o consumo de energia. Mas a sugestão é que opte-se pelo painel fotovoltaico que oferece até agora a melhor relação qualidade e preço.

É interessante compará-lo a novos tipos de painéis solares, como os híbridos. Se olharmos mais de perto, o painel fotovoltaico é mais fácil de instalar, eficiente, prático e significativamente mais acessível.

Benefícios econômicos

O painel fotovoltaico permite uma economia significativa de energia (até 90%!). Ou seja, enquanto você desfruta dos privilégios associados ao autoconsumo de energia, usufruirá de várias outras vantagens.

Em particular, terá direito a uma redução da taxa de IVA para 10%, uma amortização rápida e um aumento do valor imobiliário da sua propriedade. Por outro lado, a facilidade de instalação de um painel fotovoltaico deixa-o com a opção de instalá-lo você mesmo.

Além disso, este painel não requer manutenção especial e possui alta resistência às intempéries e às mudanças climáticas.

Benefícios ecológicos

Instalar um dos tipos de painéis solares fotovoltaicos significa adotar um estilo de vida mais responsável e mais sustentável. Em razão da energia verde, você contribuirá muito para a preservação dos recursos naturais. Ao mesmo tempo, você reduzirá sua pegada de carbono e contribuirá para a transição ecológica.

Deseja recebre o contato de um Especialista?