Entenda de forma simples e direta sobre como funciona a energia solar
A energia solar funciona capturando a energia do sol e transformando-a em eletricidade para sua casa ou empresa. Bom, isso a maioria das pessoas já sabem. Mas o que muita gente não sabe é que nosso sol é um reator nuclear natural e ele libera minúsculos partículas de luz (fótons), que viajam os 93 milhões de quilômetros do Sol para a Terra em cerca de 8,5 minutos.
A cada hora, fótons suficientes impactam nosso planeta para gerar energia solar o suficiente para satisfazes as necessidades globais de energia por um ano inteiro.
Um relatório de 2017 da Agência Internacional de Energia mostra que a energia solar se tornou a fonte de energia que mais cresce no mundo, marcando a primeira vez que o crescimento da energia solar supera o de todos os outros combustíveis. Cedo ou tarde, todos nós desfrutaremos dos benefícios da eletricidade gerada por energia solar!
Como funcionam os painéis solares?
Quando os fótons atingem uma célula solar, eles soltam elétrons (partículas de carga negativa). Se os condutores estiverem conectados aos lados positivo e negativo de uma célula, eles formaram um circuito elétrico. Quando os elétrons passam através desse circuito, eles geram eletricidade.
O grande truque é o posicionamento das placas solares de modo que recebam uma maior radiação solar direta, sem a interferência de sombras.
Várias células fotovoltaica compõem um painel solar, e vários módulos podem ser conectados juntos para formar um painel solar. Quanto mais painéis você puder implantar, mais energia você terá.
Como os painéis solares geram eletricidade?
Os painéis solares fotovoltaicos geram eletricidade de corrente contínua. Com a corrente contínua (CC), os elétrons passam em uma direção ao redor do circuito. Os elétrons se movem do lado negativo da bateria, através da lâmpada, e retornam ao lado positivo da bateria.
Com eletricidade corrente alternada (CA), os elétrons são empurrados e puxados, revertendo periodicamente a direção, muito parecido com o cilindro do motor de um carro. Os geradores criam a corrente alternada quando uma bobina de fio é girada ao lado de um ímã. Muitas fontes de energia diferentes podem “virar a alavanca” desse gerador, como gás ou diesel, hidroeletricidade, energia nuclear, carvão, vento ou energia solar.
A eletricidade CA foi escolhida para a rede de energia elétrica em países estrangeiros, como os Estados Unidos, principalmente porque é mais barato transmitir a longas distâncias. No entanto, os painéis solares criam eletricidade DC. Como colocamos eletricidade CC na rede CA? Bom, para isso nós usamos um inversor.
O que um inversor solar faz?
Um inversor solar pega a eletricidade CC do painel solar e a utiliza para criar eletricidade CA. Os inversores são como os cérebros do sistema. Juntamente com a inversão de energia CC para CA, eles também fornecem proteção contra falta à terra e estatísticas do sistema, incluindo tensão e corrente nos circuitos CA e CC, produção de energia e rastreamento máximo do ponto de energia.
Os inversores centrais dominam a indústria solar desde o início. A introdução de microinversores é uma das maiores mudanças tecnológicas na indústria fotovoltaica. Os microinversores otimizam para cada painel solar individual, não para um sistema solar inteiro, como fazem os inversores centrais. Isso permite que todos os painéis solares funcionem com o potencial máximo. Quando um inversor central é usado, ter um problema em um painel solar (talvez esteja na sombra ou fique sujo) pode prejudicar o desempenho de todo o painel solar. Os microinversores, como os do sistema solar doméstico Equinox da SunPower , tornam isso um problema. Se um painel solar tiver um problema, o restante do painel solar ainda funcionará com eficiência.
Como funciona um sistema de painéis solares?
Primeiro, a luz do sol atinge um painel solar no telhado. Depois os painéis convertem a energia em corrente contínua, que flui para um inversor. O inversor converte a eletricidade de CC para CA, que você pode usar para alimentar sua casa. É perfeitamente simples e limpo, e está ficando mais eficiente e acessível para todos.
No entanto, o que acontece se você não estiver em casa para usar a eletricidade que seus painéis solares geram todos os dias ensolarados? E o que acontece à noite quando seu sistema solar não está gerando energia em tempo real? Não se preocupe, você ainda se beneficia através de um sistema chamado “medição de rede”.
Um sistema fotovoltaico típico ligado à rede, durante o horário de pico do dia, freqüentemente produz mais energia do que o cliente precisa, de modo que o excesso de energia é devolvido à rede para uso em outros lugares. O cliente recebe crédito pelo excesso de energia produzida e pode usá-lo para obter da rede convencional à noite ou em dias nublados. Um medidor líquido registra a energia enviada em comparação com a energia recebida da rede. Saiba mais sobre medição líquida aqui.