fbpx

Painel Solar e o Granizo

O painel solar e o granizo podem ser aliados? Estas são perguntas frequentes entre os adeptos do autoconsumo e da produção de energia solar: que resistência esperar dos painéis solares? Um painel fotovoltaico pode ser danificado por granizo ou outros elementos naturais? Quais são os padrões de um painel solar?

Fabricação de painel solar e o granizo: padrões de resistência

Depois de concluída a instalação e o sistema ligado à rede elétrica, os painéis solares fotovoltaicos ficam expostos aos raios solares, mas também ao mau tempo. Antes da instalação em telhados, um kit solar deve, portanto, atender aos padrões IEC garantindo sua resistência.

Padrões IEC

As normas da Comissão Eletrotécnica Internacional (IEC em inglês) são as primeiras testemunhas da resistência de um painel solar fotovoltaico.

Este órgão regulador com sede na Suíça dispensa uma série de padrões relacionados a eletrônicos e semicondutores. No domínio da produção de energia solar, três destas normas garantem uma certa resistência à instalação de painéis. Eles atestam que os módulos solares serão capazes de suportar a queda de um granizo com diâmetro máximo de 1,25 cm lançado a 140 km / h.

Esses padrões são:

  • O padrão IEC 61215 se aplica a módulos fotovoltaicos de silício cristalino. Define os critérios de resistência deste tipo de painéis às restrições climáticas, cargas mecânicas e luz solar.
  • O padrão IEC 61646 é idêntico ao IEC 61215, mas desta vez se aplica a células fotovoltaicas do tipo “filme fino”. Para saber mais sobre as diferentes categorias de instalações fotovoltaicas , não hesite em consultar o nosso artigo dedicado.
  • O padrão IEC 61730 fornece requisitos de segurança para a conexão e operação de cada módulo fotovoltaico. Assim, evita potenciais choques elétricos, incêndios e acidentes corporais que podem ser devidos a restrições mecânicas. Ele também define os requisitos de construção e teste da instalação solar.

Estas são as principais normas que regem a resistência dos chamados painéis de “uso do solo”. Normas adicionais podem fornecer informações aos interessados ​​sobre a resistência a outros elementos naturais. IEC 61345, por exemplo, descreve testes contra radiação ultravioleta. A IEC 61701 descreve a resistência de uma instalação de painel solar à névoa salina.

O design de painéis fotovoltaicos

Para atender a esses padrões, os profissionais de energia renovável estão projetando vidros cada vez mais resistentes. A indústria utiliza principalmente o vidro borossilicato, por apresentar baixa expansão térmica adequada para a fabricação de painéis solares. Em outras palavras, é muito menos sensível ao choque térmico do que o vidro convencional.

Mas este vidro também é temperado para melhor resistir a impactos como o granizo. Esta têmpera, se for de má qualidade, também pode alterar a eficiência e a potência de pico dos coletores solares.

O vidro está alojado em uma estrutura composta por uma moldura de alumínio e camadas encapsuladas. Depois de montado, este tipo de instalação solar é capaz de absorver os choques recebidos pelos painéis. Também é capaz de suportar o peso de uma pessoa ou os choques mecânicos gerados pelo instalador durante a instalação no telhado.

Uma alternativa para eletricidade fotovoltaica: painéis flexíveis

Painel Solar e o Granizo

Os painéis flexíveis estão sendo desenvolvidos hoje contra painéis solares sólidos. Este novo concorrente para eletricidade fotovoltaica está se desenvolvendo, embora ainda seja marginal.

Em face de granizo ou outros tipos de clima, os painéis solares flexíveis também apresentam resistência muito alta.

Que resistência a outros elementos?

O granizo, portanto, não representa perigo na maioria dos casos. No entanto, nos casos mais extremos, onde o granizo ultrapassa 1,25 centímetros de diâmetro, a quebra de um sistema fotovoltaico ainda é possível. O granizo não é, no entanto, o único perigo de uma instalação de painéis fotovoltaicos.

Os telhados cobertos com painéis solares também temem a queda de objetos, como árvores, por exemplo.

As células solares não atraem raios. No entanto, isso pode representar um perigo para o inversor conectado ao sistema solar fotovoltaico. Em caso de queda do rendimento de um painel solar, deve-se verificar prioritariamente o microinversor do painel e o inversor fotovoltaico que gere toda a rede.

Finalmente, é claro, a natureza dos possíveis danos varia de acordo com os tipos de painéis. Os painéis solares térmicos também podem ser vítimas de episódios climáticos desastrosos. Após a queda de um objeto, o fluido de transferência de calor pode perder sua vedação.

Os painéis solares são resistentes ao granizo?

Os painéis fotovoltaicos são projetados com vidro temperado para resistir às mais adversas condições climáticas.

Os painéis vendidos no mercado, em questão, também beneficiam de normas e garantias de segurança. Os testes são realizados com bolas de gelo com diâmetro entre 0,75 e 1,25 cm e velocidade de impacto máxima de 140 km / h.

Na maioria dos casos, os painéis são, portanto, resistentes a este tipo de intempéries. O painel solar e o granizo podem ser sim, portanto, aliados.

Conte com os serviços com quem realmente entende

A melhor forma de obter painéis solares é através de uma empresa especializada no ramo. A Pison Projetos trabalha com os mais variados serviços, em diversos tamanhos e para uma grande variedade de clientes.

Para cada serviço, podemos compor uma equipe melhor, e que se encaixe em todas suas necessidades, garantir que cada pergunta seja respondida, e que todas as possibilidades sejam consideradas.

Peça já seu orçamento sem compromisso e obtenha todas as vantagens que energia solar poderá promover na sua vida!

Deseja recebre o contato de um Especialista?