As fontes de energia renovável estão disponíveis, hoje, de diversas formas, buscando a sustentabilidade do planeta.
Durante os tempos pré-históricos, os humanos usavam apenas biomassa gerada pelo fogo. Posteriormente, houve a familiarização com a tração animal quando os domesticou.
Continuou, então, o avanço em razão da invenção da marinha à vela para mover e realizar o comércio. A água e os moinhos de vento então apareceram.
Fontes de energia renovável
A humanidade usou energias renováveis naturais. Depois vieram os motores a vapor, os motores a diesel, a eletricidade e a energia geotérmica no século XIX. No início do século XX, os primeiros aquecedores solares de água foram colocados em operação na Califórnia, nos EUA.
As turbinas eólicas os seguiram e ganharam grande escala por volta da década de 1990. No início do século XXI, as energias renováveis térmicas e fotovoltaicas já eram cada vez mais onipresentes.
Hoje em dia, o objetivo principal é usar cada vez mais as energias renováveis para erradicar os combustíveis fósseis. Biomassa, hidroeletricidade, solar, energias marinhas, energia eólica e geotérmica seriam as principais fontes de energias renováveis.
Energia solar
O sol nos transmite vários raios eletromagnéticos, como infravermelho, gama X, microondas, ondas de rádio, raios cósmicos, etc. Todos esses raios são portadores de energia. Entre eles, dois principais são usados.
A primeira das fontes de energia renovável é a energia térmica solar, pois captamos o calor do sol transmitido pela radiação deste. A segunda é a energia fotovoltaica, que usamos cada vez mais. Essa energia capta a radiação solar para produzir eletricidade renovável.
Quando a radiação solar entra em contato com um corpo, ela aumenta sua temperatura. Esta é a energia solar térmica. Essa energia é conhecida há séculos, pois basta colocar um objeto no sol para que ele aqueça.
Hoje o fornecedor da eletricidade renovável usa esse princípio para produzir eletricidade verde para aquecer água sanitária ou instalações.
Assim, encontramos fornos solares para aquecer alimentos ou painéis solares para operar um aquecedor solar de água. Em grande escala, como no Saara, foram construídas usinas solares térmicas.
Por conseguinte, a energia fotovoltaica é captada por uma célula ou um painel fotovoltaico. Ele usa luz solar ou luz artificial com a ajuda de uma lâmpada. Esta energia elétrica renovável é amplamente utilizada em residências agrícolas, industriais e privadas.
Amplamente, são inúmeras as vantagens oferecidas pelas fontes de energia renovável: economia, sustentabilidade, liberdade de uso, etc.
Portanto, contar com uma empresa que ofereça os serviços de energia renovável pode tornar o dia a dia das pessoas muito mais dinâmico, economizando nas contas de luz e energia elétrica, bem como tornando o mundo mais sustentável. Por isso, não perca tempo, solicite seu orçamento e obtenha todas essas vantagens!
Energia eólica
Em razão da intensa atividade do sol, movimentos de massas de ar são criados na atmosfera. Essa energia é chamada de vento. É mecânico e alimenta as turbinas eólicas.
A energia eólica é utilizada desde a Antiguidade com veleiros e depois com moinhos de vento da Idade Média. Atualmente, as turbinas eólicas substituíram os moinhos de vento e geram eletricidade.
Essa eletricidade verde é usada no local ou injetada em uma rede de distribuição. Em um futuro próximo, essas turbinas eólicas poderiam captar ventos e produzir até 100 vezes mais eletricidade do que hoje.
Energia hidráulica
O sol seca a água e isso faz com que o vapor d’água volte. Estamos então no ciclo da água. Quando este último retorna aos oceanos por meio de rios e riachos, sua energia é capturada por hidrelétricas e fornecendo eletricidade.
A energia hidráulica também é formada pelo movimento das ondas e também das marés. Ela existe em virtude das correntes subaquáticas e é então chamada de energia das marés.
Quando é chamada de energia térmica dos mares, é produzida por diferenças de temperatura. Ainda existe a energia osmótica que é criada pela mistura de água doce com água do mar.
Energia da biomassa
A energia da biomassa é armazenada por meio da fotossíntese. É renovável na condição de que o que é queimado seja menor do que o que é produzido.
A biomassa vem de madeira e biocombustíveis. Hoje em dia, utilizamos madeira, mas também os resíduos que produzimos. Essa fonte de energia é econômica, mas continua muito poluente, pois utiliza e libera muito CO2.
Atualmente, estão sendo estudadas cianobactérias que teriam o poder de converter parte da energia solar em combustível.
Energia geotérmica
A energia geotérmica foi adotada pelos humanos por mais de 2.000 anos. Naquela época, ele usava água naturalmente quente para os banhos termais.
Atualmente, essa fonte de energia contida no solo terrestre é utilizada para aquecê-la ou transformá-la em eletricidade. Este calor da terra é criado pela radioatividade encontrada naturalmente no núcleo e na crosta terrestre.
A energia geotérmica é, na verdade, criada pela decomposição de tório, urânio e potássio. É a única energia que não depende do sol. Esta energia é renovável e muito ecológica, por outro lado, representa um perigo para o homem.
Na verdade, quanto mais ele vai, mais longe vamos procurando por ele nas profundezas da terra. Como resultado dessa atividade, as pressões mudam e têm impacto sobre os terremotos.
Atualmente, é usado principalmente para ar condicionado passivo, aquecimento, ar condicionado usando uma bomba de calor geotérmica. Até o final desta década, em nosso país, essa energia deve crescer mais.
Gás verde, uma alternativa ao gás atual
Uma das fontes de energia renovável é o gás verde. Como as reservas de combustível fóssil tendem a se esgotar, existe a possibilidade de produzir gás renovável a partir da biomassa. Este gás natural renovável limita muito os gases de efeito estufa.
O biogás recicla o carbono já presente em nosso meio ambiente. Este gás é gerado pela fermentação de matéria orgânica vegetal ou animal onde não há oxigênio.
Assim, podemos reciclar um grande número de resíduos orgânicos, como resíduos agrícolas, como lama ou resíduos domésticos e industriais, como lodo recuperado em estações de purificação.
Este gás natural verde também é capturado em porões por aterros sanitários, bem como por muitos outros processos. É distribuído por um fornecedor de gás verde.