Conheça 5 questões que se de levar em conta ao adquirir energia solar residencial
Existem várias etapas a serem seguidas ao planejar uma energia solar residencial. A final de contas, não é uma tarefa fácil, não é mesmo? O instalador de energia solar pode fornecer mais informações sobre as etapas exatas que você precisará executar para alimentar sua casa com energia solar.
Pensando nisso, no artigo de hoje Pison Projetos já se adianta em mostrar aos seus leitores o que se deve levar em conta ao planejar uma energia solar residencial. Confira!
1. Investigue a eficiência energética da sua casa
Antes de iniciar o processo de alimentação residencial com energia solar, você deve investigar o uso de energia e considerar possíveis atualizações de eficiência. É necessário estar bem cientes do uso total de eletricidade e considerar medidas de eficiência de baixo custo e fáceis de implementar antes de escolher a energia solar residencial.
Explore os seguintes recursos para reduzir o uso de eletricidade:
- Auditorias de energia em casa: uma auditoria de energia em casa pode ajudá-lo a entender onde sua casa está perdendo energia e quais as medidas a serem tomadas para melhorar a eficiência de sua casa.
- Eletrodomésticos e eletrônicos: use seus aparelhos e eletrônicos com mais eficiência ou considere investir em produtos altamente eficientes .
- Iluminação: mude para uma iluminação com baixo consumo de energia, como lâmpadas LED.
- Aquecimento e resfriamento: se você usar eletricidade para aquecer e resfriar sua casa, suas necessidades de aquecimento e resfriamento afetarão significativamente a quantidade de energia solar necessária. A climatização da sua casa e o aquecimento e o resfriamento com eficiência reduzirão a quantidade de eletricidade necessária para produzir com energia solar.
2. Avalie seu potencial solar
Depois de investigar a eficiência energética da sua casa, é preciso avaliar a energia solar potencial que pode ser produzida em seu endereço. Como as tecnologias fotovoltaicas usam a luz solar direta e dispersa para criar eletricidade, o recurso solar no Brasil é amplo o bastante para os sistemas elétricos solares domésticos.
No entanto, a quantidade de energia gerada por um sistema de energia solar em um determinado local depende de quanto da energia solar chega a ela e do tamanho do próprio sistema.
Vários serviços e ferramentas de mapeamento estão disponíveis para ajudá-lo a determinar o potencial de energia solar da sua casa. Alguns dos serviços também oferecem informações sobre o tamanho estimado do sistema, possíveis custos e economias e contratados locais.
Essas ferramentas são um excelente ponto de partida e podem ajudá-lo a determinar se sua casa é adequada para a energia solar e, se não, eles indicam o melhor caminho a seguir para se beneficiar ainda da energia solar. Embora essas ferramentas sejam úteis, elas não são responsáveis por todas as variáveis que precisam ser consideradas para o seu sistema específico. Para isso, você precisará trabalhar diretamente com um instalador solar, como a Pison Projetos, que pode fornecer uma avaliação precisa do seu potencial de energia solar, além de recomendações, estimativas e experiência em equipamentos detalhados.
A princípio, nós consideraremos o seguinte:
- Árvores de sombra nas proximidades. Os contratados também ajudarão a avaliar o sombreamento, mas também considerarão as árvores próprias ou do vizinho que ainda estão crescendo e podem sombrear seu sistema no futuro.
- A idade do seu telhado e quanto tempo até que ele precise ser substituído. Se você pensa em reformar o seu telhado nos próximos anos, considere fazer essa melhoria antes de instalar a energia solar.
3. Estime suas necessidades de eletricidade solar
Para ajudar seu contratado a fornecer recomendações para o tipo e tamanho do seu sistema, colete informações sobre sua casa e uso de eletricidade.
- Revise as contas de eletricidade para determinar as necessidades anuais de eletricidade. Seu uso será mostrado em kilowatt-hora (kWh). Revise todos os meses do ano; você pode usar mais eletricidade em alguns meses do que outros (por exemplo, se você usa o ar condicionado no verão). Alguns utilitários oferecem ferramentas que podem ajudar nessa revisão.
- Considere quaisquer mudanças planejadas. Se você estiver comprando um veículo elétrico ou planejando uma adição residencial, suas necessidades de eletricidade podem aumentar. Se você continuar fazendo alterações significativas para melhorar a eficiência energética da sua casa, poderá precisar de menos eletricidade do que usava no passado.
4. Obtenha propostas e avaliações do local de instaladores de energia solar residencial
Ao pesquisar instaladores, certifique-se de encontrar profissionais qualificados e segurados com a certificação adequada. Você também pode pedir referências a amigos e familiares que adotaram recentemente a função solar e verificar as fontes online para obter análises.
Também existem ferramentas online que podem ajudá-lo a encontrar e comparar facilmente instaladores solares. Obtenha pelo menos três lances para a instalação do sistema fotovoltaico e verifique se os lances se baseiam nas mesmas características e métricas para permitir a comparação de compras.
Ao entrevistar instaladores, considere fazer as seguintes perguntas:
- Sua empresa está familiarizada com os processos locais de permissão e interconexão? Muitas vezes, obter licenças de construção e receber permissão para interconectar pode ser um processo longo e tedioso. Certifique-se de que o instalador esteja familiarizado com esses processos locais, para garantir que seu sistema seja instalado e conectado rapidamente.
- A empresa pode fornecer referências de outros clientes em sua área? Converse com outros clientes na área para aprender sobre os desafios que enfrentaram e como a empresa ajudou a resolvê-los.
- A empresa está devidamente licenciada ou certificada? Os sistemas fotovoltaicos devem ser instalados por um instalador devidamente licenciado. Isso geralmente significa que o instalador ou um subcontratado tem uma licença de empreiteiro elétrico. O seu quadro elétrico estadual pode dizer se um contratado possui uma licença de eletricista válida. Além disso, os programas de solarização podem exigir que você trabalhe com um instalador específico para receber o preço com desconto do sistema.
- Como é a garantia para este sistema? Quem garante a operação e manutenção do sistema? A maioria dos equipamentos solares é apoiada por uma garantia padrão do setor (geralmente 20 anos para painéis solares e 10 anos para inversores). Garantir que o sistema seja apoiado por uma garantia forte é frequentemente uma indicação de que o instalador está usando equipamentos de qualidade. Da mesma forma, o proprietário deve estabelecer de quem é a responsabilidade de manter e reparar adequadamente o sistema
As propostas devem indicar claramente a capacidade máxima de geração do sistema – medida em watts (W) ou quilowatts (kW). Solicite também uma estimativa da quantidade de energia que o sistema produzirá anualmente ou mensalmente (medido em kilowatt-hora). Esta figura é mais útil para comparação com suas contas de serviços públicos existentes.
As propostas também devem incluir o custo total da instalação e operação do sistema fotovoltaico, incluindo hardware, instalação, conexão com a rede, licenças, impostos sobre vendas e garantia. Um custo / watt e custo estimado / kWh são as métricas mais úteis para comparar preços entre diferentes instaladores, pois os instaladores podem usar equipamentos diferentes ou oferecer cotações para sistemas de tamanhos diferentes.
5. Trabalhe com seu instalador e utilitário
Se você decidir instalar um sistema de energia solar, seu instalador poderá ajudá-lo a concluir as etapas e licenças necessárias.
O instalador determinará o tamanho apropriado para o seu sistema. O tamanho será baseado nas suas necessidades de eletricidade (determinadas na etapa 4) e no seguinte:
- O recurso solar do site ou a luz solar disponível
- A orientação e inclinação do sistema
- A eficiência do sistema na conversão da luz solar em eletricidade
O instalador também garantirá que todo o equipamento seja colocado corretamente, orientado e inclinado de forma a maximizar a energia solar diária recebida e produzida pelo seu sistema.
Certifique-se de entender como o faturamento e a medição líquida funcionarão, bem como as taxas adicionais de serviços públicos que você precisará pagar.