Saber como uma bateria solar funciona em período de blecaute pode esclarecer as dúvidas de muitos que querem aderir a energia solar. Os painéis solares são cada vez mais utilizados, seja por particulares ou profissionais.
Usando células fotovoltaicas, eles convertem a radiação solar em eletricidade. Mas então surge uma pergunta: o que acontece no caso de uma falha de energia ou blecaute? Vamos dar uma olhada!
O que é uma bateria solar?
Uma bateria acumuladora ou solar, é um conjunto de acumuladores eletroquímicos. Um acumulador eletroquímico é um “gerador reversível”, ele pode armazenar energia elétrica na forma química e, em seguida, restaurá-la a qualquer momento sob demanda, graças à reversibilidade da transformação.
Essa reação é ativada dentro de uma célula elementar entre dois eletrodos banhados em um eletrólito, quando uma carga é conectada a seus terminais. O acumulador é baseado em um sistema eletroquímico reversível e, portanto, recarregável, ao contrário de uma bateria.
As baterias solares são adequadas para o ciclismo diário e para o carregamento lento por painéis solares. Sua vida útil aumenta consideravelmente se a profundidade diária de descarga for inferior a 40% da capacidade total para baterias de chumbo e até 80% para baterias de lítio.
Como uma bateria solar funciona durante um blecaute?
Sem uma rede elétrica funcionando corretamente, os painéis fotovoltaicos tradicionais (com inversores) não podem funcionar. Em caso de falha de energia ou interrupção da rede elétrica, a energia solar produzida deixa de ser injetada e os painéis solares ficam em modo de espera.
Com efeito, o inversor, que serve para transformar a corrente elétrica contínua gerada pelos módulos fotovoltaicos em corrente alternada, desliga-se imediatamente em caso de anomalias na rede para proteger as pessoas (risco de electrocussão) suscetíveis do trabalho.
Na verdade, não há mais eletricidade produzida e não há mais corrente disponível em casa, até que a energia volte!
Porém, existem instalações fotovoltaicas que contêm uma bateria além do inversor, possibilitando o armazenamento de energia. Desta forma, em caso de corte de energia, a energia armazenada na bateria pode ser utilizada para uso doméstico.
Em muitas situações, as falhas de energia nada mais são do que um pequeno inconveniente, dada a sua curta duração.
Se a energia da rede estiver estável e você tiver apenas uma ou duas interrupções por ano, é muito fácil esperar pacientemente que a energia retorne. Um sistema de backup dedicado nessas situações provavelmente não vale o investimento, mesmo no caso de um gerador.
Existem, no entanto, alguns cenários em que o poder de backup pode ser inestimável:
- Quando você mora em uma área onde ocorrem desastres naturais frequentes;
- Quando você mora em uma área com quedas de energia frequentes devido a uma rede elétrica não confiável;
- Quando você deve operar equipamentos eletrônicos essenciais ou dispositivos que devem ser deixados ligados o tempo todo.
Portanto, encorajamos você a pensar sobre a necessidade de uma falha de energia ininterrupta, como em alguns casos acima. Muitas pessoas que exploram o mundo das baterias acham que o investimento não vale a pena e acabam optando por um simples gerador ou até mesmo nada.
Como é possível economizar tanto trabalhando durante o dia?
É muito simples, basta modificar um pouco os seus hábitos de consumo acionando o maior número de aparelhos possível durante o dia (aquecedor, máquina de lavar, etc.).
Sim, portanto é fácil economizar até 50% na conta de luz com uma instalação fotovoltaica de autoconsumo sem bateria.
Mas é possível economizar ainda mais.
Sem dúvida você está ciente de que é possível que em um determinado momento do dia você gere mais eletricidade do que consome.
Na verdade, por volta da 13h e com bom tempo, não é incomum que a produção seja maior do que as necessidades de energia doméstica.
Evitando cortes
Outra vantagem das instalações fotovoltaicas com bateria é que você não é mais afetado por cortes de energia após um problema na rede.
Para isso, no entanto, sua bateria deve estar equipada com um Sistema de Gerenciamento de Energia.
Esse sistema é um conjunto de ferramentas digitais para monitorar, controlar e otimizar o desempenho da rede elétrica. Tudo isso garantindo seu bom funcionamento.
A sua bateria equipada com um sistema de gerenciamento de energia e os seus painéis solares garantem assim o abastecimento da sua casa com eletricidade verde em todas as circunstâncias.
Observe que um domicílio equipado com instalação de autoconsumo sem sistema de bateria não poderá continuar a se beneficiar de sua produção em caso de corte na rede.
Por quê?
Em caso de problema na rede de distribuição de energia elétrica, o gestor enviará um impulso. O objetivo é evitar que os técnicos do gestor da rede sejam eletrocutados durante a sua intervenção.
Problema: isso também irá desarmar sua instalação fotovoltaica!
Mas como uma bateria solar funciona durante o blecaute?
Os locais isolados são residências ou outros não conectados à rede pública de distribuição de energia elétrica.
Por quê?
Porque seria muito caro ou tecnicamente complexo estender a rede até eles. No entanto, esses edifícios ainda precisam ter acesso à eletricidade, então o que você faz?
A instalação de um kit de painéis solares acoplados a uma ou mais baterias pode realmente ser uma solução eficaz para garantir o fornecimento de energia elétrica ao longo do ano.
Na verdade, se você adaptar seu consumo, se sua estação de energia solar e sua bateria forem bem dimensionadas, você poderá se tornar autônomo no verão.
No inverno terá de optar por um meio adicional de aquecimento (casa e água quente sanitária), como fogão a lenha ou gerador.
Posso instalar um sistema de energia solar padrão primeiro e adicionar baterias depois?
Muitas pessoas começam instalando um sistema de energia solar sem bateria, eventualmente adicionando baterias quando seu orçamento permite. É possível, mas é importante planejar seu sistema com expansão futura em mente.
Na verdade, alguns inversores são configurados para gerenciar painéis solares, enquanto outros funcionam apenas com baterias.
Existem três tipos de inversores: inversores ligados à rede, inversores prontos para armazenamento e inversores híbridos.
A função dos inversores de rede é transformar a corrente contínua produzida pelos painéis solares em corrente alternada, enquanto os inversores de bateria têm a função de extrair a corrente contínua das baterias e transformá-la em corrente alternada.
Se você já tem energia solar e deseja adicionar energia de reserva, provavelmente precisará adicionar um inversor de bateria. Você também pode precisar modificar seu painel de serviço elétrico para adicionar um painel de backup dedicado, o que requer uma boa quantidade de trabalho elétrico. É por isso que sugerimos ir diretamente para um inversor híbrido.
Considerando como uma bateria solar funciona durante um blecaute, a solução é mantê-las instaladas em seus painéis fotovoltaicos e garantir que nunca falte energia em sua residência!